O que um eletricista pode fazer? GUIA DA PROFISSÃO

O que um eletricista pode fazer? GUIA DA PROFISSÃO

O que um eletricista pode fazer? Esta é uma pergunta realmente válida, afinal de contas o que não faltam hoje em dia são profissionais liberais por toda parte. Assim como vários ramos da eletricidade e construção civil se tornaram completamente fragmentados.

Fica realmente difícil encontrar o que uma profissão em particular faz, por isso é interessante conhecer bem cada uma antes de iniciar a sua caminhada na sua carreira. O eletricista é um profissional com muitas possibilidades de função, além de muitas áreas em que pode atuar.

Por isso é interessante dizer que existe uma grande demanda por seus serviços em praticamente qualquer lugar que ele for procurar. Entretanto, é importante entender que o ideal para ser um profissional de qualidade é definitivamente concentrar seus conhecimentos em alguma área específica.

Hoje gostaria de apresentar um pouco mais da profissão. Falando tanto das áreas de atuação como das possíveis atividades que um profissional iria encarar.

Vamos conferir?

Quais os tipos de eletricistas?

Primeiramente é importante dizer que hoje em dia existem um grande número de eletricistas especialistas em várias áreas. Mas a grande verdade é que para iniciantes existem basicamente três perfis que podem facilitar o seu crescimento.

Sendo assim, eu gostaria de listar os principais para você. Logo você já pode ter uma ideia de onde se encaixaria melhor e assim focaria sua preparação em uma área certa.

Eletricista Residencial

O eletricista residencial é aquele profissional que atua diretamente na casa das pessoas, ou mesmo estruturas que são bem simples. Podemos incluir aí também as lojas de pequeno porte que não possuem algum maquinário ou qualquer coisa de muito rebuscada.

Este é um dos cargos que um eletricista pode ocupar com mais segurança quando é iniciante. Digo isto porque os riscos são relativamente baixos, e você pode conseguir encontrar outras oportunidades muito interessantes de crescimento.

O marketing de indicação que seus clientes fazem acabam por ser muito rentáveis, e assim você consegue sempre encontrar mais trabalho sem ter que correr muito atrás.

Eletricista Predial

O eletricista predial é um profissional mais completo. Embora ele possa ter algumas dificuldades fora do comum é importante que a pessoa tenha também certificações de curso para garantir a sua segurança.

Como por exemplo a certificação de conclusão de um curso NR35 e até mesmo o NR10.

O fato é que a maioria dos trabalhos se assemelham ao de um eletricista residencial. Mas o risco de altura, algumas necessidades de fazer instalações mais desafiadoras acabam por tornar este trabalhador em alguém mais requisitado.

Eletricista Industrial

O eletricista industrial é aquele que irá atuar diretamente em fábricas e em ambientes com um maior grau de complexidade. Tanto por conta da fiação que pode ser muito maior do que normal, quanto por causa dos diferentes níveis de potência e necessidade de estudar como será feita a distribuição da energia.

Sem dúvida nenhuma esta é a parte da carreira que mais trás remuneração e benefícios. Entretanto também irá exigir do profissional uma grande carga de certificados.

O Curso NR10 que precisa ser aplicado neste caso é não só diferente, ele é projetado para ensinar o profissional a lidar com grandes potências. Um acidente que você sofrer neste ramo pode ter consequências muito graves.

Quais as principais atividades?

Existem muitas coisas que podem ser desempenhadas nestes ramos. Mas em geral as funções são bem parecidas. Só mesmo mudam os equipamentos e outras técnicas.

Manutenção

A manutenção talvez seja a atividade mais popularmente vinculada ao eletricista. Nela o profissional estará fazendo uma intervenção para reparar um dano que esteja prejudicando o bom desempenho de algum aparelho elétrico ou eletro eletrônico.

Mas é interessante notar que muitas vezes a manutenção pode acontecer antes mesmo de haver um problema. Como por exemplo, é o caso da ação preventiva.

Nela o profissional encontra algum erro em qualquer parte que seja da instalação e que pode gerar algum problema no futuro. Seja uma qualidade errada de fio, ou mesmo alguma junção que está com uma qualidade ruim.

Então, levantada a situação, ele intervém para que no futuro o estrago não seja muito pior.

Mas também existe a manutenção preventiva. Onde realmente são encontrados erros na parte de implementação, e que muitas vezes irão acontecer de maneira imediata, ou bem rápida, após a passagem de corrente.

Neste caso o eletricista serve como alguém que traz a garantia de qualidade.

Projeto

O projeto elétrico é uma espécie de planta na casa que permite ao profissional fazer todo o planejamento da fiação antes que o edifício fique pronto. 

Mas mesmo que o eletricista não esteja envolvido no processo de projetar a fiação, é importante que ele saiba interpretar o que está escrito. Assim saberá como fazer a manutenção de maneira mais rápida e adequada.

eletricista-trabalhando-iniciante

Instalação

Por último fica um dos trabalhos mais interessantes. Que é garantir qualidade, tanto na instalação da fiação, como também de vários outros aparelhos elétricos que serão encontrados na casa.

No mais é isso, espero ter sanado todas as suas curiosidades. Acredito que o caminho da profissão de eletricista seja um dos mais recompensadores no longo prazo. Principalmente para aqueles que se dedicam e levam a sério a profissão.

Hoje gostaria de te dar uma dica antes de ir embora. Afinal de contas, ensinar sobre o que faz um eletricista é algo muito simples. A real ajuda começa quando eu te mostro o caminho correto para se tornar um eletricista.

Sendo assim gostaria de te dizer que há a possibilidade de começar nesta profissão com o pé direito. Seguindo um material que foi preparado por profissionais incrivelmente experientes.

Este material é o curso eletricista em Belo Horizonte da Engehall. Um guia completo que ensina você os principais meios de executar os mais variados serviços.

Além disso, ele se destaca por ensinar todos os conceitos base da profissão e também integra uma base de conhecimentos constantemente atualizada.

Você pode encontrar resultados reais principalmente relacionados ao levantar informações importantes sobre como encontrar clientes.

Qualquer outra dúvida sobre o assunto estamos à disposição nos comentários, ok?